- 11 de janeiro de 2018
IBGE: Varejo cresce 0,7% em novembro, com alta disseminada pelo país
RIO – (Atualizada às 9h45) O volume de vendas no varejo restrito cresceu 0,7% em novembro do ano passado, na comparação a outubro, pela série com ajuste sazonal, de acordo com a Pesquisa Mensal do Comércio (PMC), divulgada na manhã desta terça-feira pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
O dado de outubro foi revisado para um recuo de 0,7%, menor do que a queda de 0,9% informada anteriormente. Também houve revisão, na série ajustada, do indicador referente ao mês de setembro, de +0,3% para +0,4%, informou o instituto.
Na comparação a novembro de 2016, o varejo restrito cresceu 5,9%. No acumulado do ano, o setor apresenta alta de 1,9% quando comparado ao mesmo período de 2016. Nos 12 meses encerrados em novembro, a alta acumulada chega agora a 1,1%.
Os destaques positivos foram “Outros artigos de uso pessoal e doméstico” (8%) e Móveis e eletrodomésticos (6,1%), setores de marcada presença nas vendas pela internet. “São categorias típicas desse período de promoções da Black Friday e que tinham recuado em outubro, com a consumidores postergando a compra. Vale lembrar também que a Black Friday não se concentra mais em apenas um dia”, disse Isabella Nunes, gerente da Coordenação de Serviços e Comércio do IBGE, fazendo referência promoção do período e acrescentando que a conjuntura econômica mais favorável como um todo também ajudou.
Cinco das oito atividades pesquisadas tiveram variação positiva de outubro para novembro. Outros destaques positivos foram as vendas de livros, jornais e papelaria (1,4%); Artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos, de perfumaria e cosméticos (1,2%); e hipermercados, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo (0,8%). Este último marcou o oitavo avanço consecutivo nessa comparação, período que acumulou ganho de 6,5%.
Por outro lado, tiveram quedas frente a outubro de 2017: combustíveis e lubrificantes (-1,8%) e equipamentos e material para escritório, informática e comunicação (-5,8%), ambos compensando avanços de, respectivamente, 1,6% e 2,7% registrados no mês anterior. O setor de tecidos, vestuários e calçados manteve as vendas estáveis na passagem de outubro para novembro. (grifo nosso)
O IBGE informou ainda que a receita nominal do varejo restrito cresceu 1,3% na passagem de outubro para novembro, pela série com ajuste sazonal. No confronto com novembro de 2016, essa receita aumentou 4,6%.
Ampliado
O volume de vendas no varejo ampliado — que inclui a comercialização de veículos e motos, além de material de construção — cresceu 2,5% em novembro, na comparação a outubro, feitos os ajustes sazonais.
Quando comparado a novembro de 2016, o volume de vendas do varejo ampliado cresceu de 8,7%. O indicador sobe 3,7% no acumulado do ano e tem alta 2,6% em 12 meses.
Já a receita nominal (sem descontar a inflação) do varejo ampliado teve alta de 2,6% na passagem de outubro para novembro. Frente a novembro de 2016, essa alta foi de 7,1%.
As vendas do segmento de veículos, motos, partes e peças cresceram 1,5%, ao passo que em material de construção o avanço foi de 2,3%.
Regiões
O varejo cresceu de forma disseminada pelo país em novembro, frente a outubro, com alta no volume de vendas de 24 das 27 unidades da federação. O maior destaque positivo foi em Minas Gerais, com alta de 6,8%. Por outro lado, entre os Estados com variações negativas, destacou-se o Tocantins (-1,8%).
Frente a novembro de 2016, os resultados das vendas no comércio varejista foram positivos em 23 das 27 Unidades da Federação, com destaques para Santa Catarina (15,7%), Rio Grande do Sul (14,8%) e Mato Grosso (14,2%).
Considerando-se o peso na pesquisa, o principal destaque foi o avanço de 4,7% na vendas do varejo do Estado de São Paulo.
Fonte: Bruno Villas Bôas – 09/01/2018