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  • 14 de setembro de 2017

Inadimplência do consumidor recua

São Paulo – Indicadores de inadimplência do consumidor mostraram queda em agosto. Porém, especialistas apontam que a variação se deve mais à restrição para contratação de crédito.

Segundo dados apurados pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) e pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL, divulgados ontem, houve uma leve retração de -0,41% na quantidade de inadimplentes na comparação entre agosto deste ano com o mesmo mês do ano passado, o que configura a sexta queda consecutiva na série histórica do indicador.

A última vez em que se observou um aumento no número de devedores havia sido em fevereiro deste ano.

Na comparação mensal, ou seja, na passagem de julho para agosto, sem ajuste sazonal, o indicador apresentou queda de 0,06%. O SPC Brasil e a CNDL estimam que o Brasil encerrou agosto com aproximadamente 59,1 milhões de brasileiros com alguma conta em atraso e com o CPF restrito para contratar crédito ou fazer compras parceladas.

Da mesma forma, dados nacionais da Boa Vista SCPC revelam que a inadimplência do consumidor caiu 3,1% em agosto, na comparação com o mês. Na análise acumulada em 12 meses, houve retração 2,1%. E nos valores acumulados no ano, o calote diminuiu 1,0%.

Na avaliação do presidente da CNDL, Honório Pinheiro, o recuo da inadimplência se explica porque o consumidor, no geral, está se endividando menos. “Se por um lado, as dificuldades do cenário recessivo fazem crescer o número de devedores, a maior restrição do crédito age na direção contrária, limitando a tomada de crédito e o crescimento da inadimplência”, afirma Pinheiro.

Conforme a Boa Vista, adversidades ocorridas na economia nos últimos dois anos geraram grande cautela nas famílias, inibindo o consumo e, assim, a inadimplência.

DCI-Diário, Comércio, Industria & Serviços – 14/09/2017